Sistemas Agroflorestais mecanizados proporcionam nova dinâmica para agricultores no DF

A agrofloresta mecanizada concilia a produção rural e o plantio de espécies nativas do Cerrado com o uso de tecnologias inovadoras

Os Sistemas Agroflorestais (SAFs) são uma boa alternativa para a agricultura familiar, promovendo o cultivo de espécies com o objetivo de obter maior oferta de produtos, garantir mais segurança alimentar e otimizar o espaço rural, permitindo uma produção sustentável sem o uso de agrotóxicos. E no Distrito Federal, com apoio do projeto CITinova, a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal tem feito um forte investimento em SAFs mecanizados, aprimorando ainda mais a produção e comercialização.

Os SAFs mecanizados consistem no uso de tecnologias para apoiar as famílias que vivem da agricultura. Já são quase 40 agricultores e agricultoras que receberam máquinas para apoiar seus trabalhos. Estes produtores rurais estão situados próximos às Bacias do Paranoá e Descoberto. Isso representa 20 hectares em propriedades que, com o manejo correto, têm seu solo mais protegido. Vale destacar que os mananciais do Paranoá e Descoberto são responsáveis por 80% do abastecimento hídrico do DF.

Entre os equipamentos disponibilizados pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) do DF por meio do Projeto CITInova estão a subsoladora com enxada rotativa, que prepara os canteiros para o plantio; a ceifadeira-enleiladeira, que ceifa e enleira o capim para manter o solo coberto; e o podador de altura, que facilita a elevação do operador da motosserra ou da tesoura hidráulica para fazer a poda das árvores em altura.

Além das máquinas, as famílias beneficiadas pelo projeto também vem participando de oficinas de capacitação técnica e prática, além de mutirão para o plantio da agrofloresta, contando, inclusive, com a mentoria de alunos da Unipaz e técnicos da SEMA/CITinova, o que tem motivado produtores rurais a abraçar a causa agroflorestal.
Já foi realizado o plantio de mais de 500 árvores, entre bananas, mandioca, feijão, milho, mexerica e outras. Também foi oferecido curso para formação de Comunidades que Sustentam a Agricultura (CSAs), com 32 horas em quatro módulos.

Comunidade que Sustenta a Agricultura

O CSA é um modelo de um trabalho que une produtores de alimentos orgânicos e consumidores: por meio de uma cota fixa mensal, os co-agricultores – pessoas que apoiam a agricultura familiar – recebem uma caixa de produtos agrícolas, entre frutas, verduras, legumes e o que mais estiver combinado. O combinado segue a estação e a safra do período, respeitando os tempos da natureza e também do produtor.

Assim, no sistema CSA, a agricultura agroecológica é apoiada pelos co-agricultores, que compram diretamente do produtor, num pacto de financiamento a médio prazo que garante o sustento das famílias de produtores e a produção de alimentos com controle biológico de pragas.

O modelo tem tido sucesso no Distrito Federal. A Rede de CSA acompanhada pelo CITinova já conta com mais de 30 comunidades em uma abordagem de comercialização, mais justa entre produtores e consumidores, que fortalece a cadeia produtiva dos sistemas agroflorestais.

Leia também: