Prefeitos do sul e nordeste participam de eventos com o PCS

Com o avanço da vacinação no país e o retorno de atividade presenciais (respeitando-se as medidas sanitárias), diversos eventos foram realizados pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS) para apresentação das novas ferramentas e metodologias de sua plataforma a gestores públicos de diferentes regiões do país.

Nestes últimos dois meses, com a  participação de Zuleica Goulart, coordenado do PCS, os encontros reuniram prefeitos de vários municípios, que também tiveram a oportunidade de conhecer o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS), executado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Ambas as plataformas, PCS e OICS, estão sendo desenvolvidas no âmbito do projeto CITinova para apoio e promoção de gestão pública integrada e sustentável.

O primeiro encontro aconteceu em Maringá, no início de novembro (8/11). Na ocasião, diversos prefeitos de cidades que fazem parte da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) aderiram ao PCS, se comprometendo, assim, a alinhar o planejamento de sua cidade a essa avançada plataforma de desenvolvimento sustentável e à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em 12 de novembro foi promovido em Curitiba o evento “Estratégias para o desenvolvimento local sustentável das cidades do Paraná”.  Realizado em parceria com a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (ASSOMEC) e a prefeitura local, o encontro possibilitou a apresentação das estratégias desenvolvidas pelo estado em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a oferta de novas ferramentas e metodologias para apoiar os municípios na implementação da Agenda 2030. Vários prefeitos aderiram ao PCS durante a atividade.

Outro encontro importante ocorreu dia 9 de dezembro em Pato Branco, também no Paraná, quando 21 prefeitos da região também aderiram ao programa.

Parcerias

De acordo com Zuleica Goulart, o fator fundamental para a realização desses eventos e outras atividades em municípios paranaenses foi o acordo de pareceria celebrado com o Governo Estadual do Paraná, o Instituto Cidades Sustentáveis – entidade realizadora do PCS –, a Frente Nacional de Prefeitos, a Associação dos Municípios do Paraná, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas e o Serviço Social Autônomo Paranacidade.

O inédito acordo de cooperação, que visa estimular a adoção da Agenda 2030 e a colocação em prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos municípios paranaenses, foi firmado em setembro.

O documento também propõe que os parceiros articulem, organizem e realizem eventos públicos com a participação de prefeitos e prefeitas das cidades paranaenses, “com o objeto de sensibilizá-los(as) para aderirem à Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, aos projetos e ações da Estratégia Paraná de Olho nos ODS, ao Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e à Estratégia ODS, por meio das assinaturas aos Termos de Compromisso do Estado e das cartas compromissos”.

O último evento presencial deste ano aconteceu em Serra Talhada, sertão de Pernambuco, com a participação de prefeitos que fazem parte do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú. Organizado pela prefeitura local, em parceria com o PCS e com o apoio da Associação Brasileira de Municípios (ABM), o encontro, denominado “I Fórum Regional de Cidades Sustentáveis – Rumo aos objetivos da Agenda 2030”, incluiu uma oficina com secretários e técnicos da administração municipal.

Em relação à atividade ocorrida em Serra Talhada, a coordenadora do PCS destaca o acordo de cooperação firmado com o Consórcio de Integração dos Municípios de Pajeú. “Das 17 cidades da região, cinco já assinaram a carta-compromisso”, informou Zuleica Goulart, antes de complementar: “as demais adesões serão encaminhadas nos próximos dias”.

Novas atividades de apresentação e divulgação do programa, além de oficinas sobre Planejamento Urbano Integrado, deverão ocorrer nos próximos meses em diversas regiões do país.

Informações equipe de comunicação do PCS

Evento “Estratégias para o desenvolvimento local sustentável das cidades do Paraná”, em Curitiba

Leia também: