PCS tem adesão de mais de 150 municípios de todo o país

Durante a atual gestão municipal, iniciada em 2021, mais de 150 municípios brasileiros aderiram ao Programa Cidades Sustentáveis (PCS), parceiro coexecutor do projeto CITinova. Dessa forma, passaram a contar com um conjunto de metodologias, ferramentas e conteúdos de apoio à administração e ao planejamento integrado. Tudo disponibilizado gratuitamente aos gestores públicos dessas localidades.

Financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o CITinova tem entre suas principais iniciativas a realização de duas plataformas para apoio e promoção de gestão pública integrada e sustentável: a nova plataforma do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS), executado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Com abrangência nacional, as duas plataformas têm como usuários principais os representantes dos governos locais, mas são também voltadas ao setor privado, academia e sociedade em geral. Alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, elas oferecem ferramentas, conteúdos e metodologias distintos, mas se complementam para oferecer o melhor suporte à promoção de gestão pública integrada e sustentável.

Adesão ao PCS

A adesão ao Programa Cidades Sustentáveis é uma oportunidade de integrar a gestão local a uma agenda global, uma vez que os gestores públicos e os técnicos das prefeituras podem alinhar o planejamento da cidade a uma avançada plataforma de desenvolvimento sustentável e à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

No grupo dos que podem se beneficiar dessa parceria, que visa estimular e facilitar o desenvolvimento sustentável e o cumprimento local dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos na Agenda 2030, estão cidades pequenas – até 100 mil habitantes –, médias – de 100 mil a 500 mil – e grandes – acima de 500 mil.

A relação dos que assinaram a carta-compromisso do PCS inclui municípios de todas as regiões do país e 13 capitais estaduais, entre as quais: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Belém e Cuiabá.

Confira Aqui todas cidades signatárias. 

Com informações da Comunicação do PCS

Foto de abertura Recife. Arquivo projeto CITinova

Leia também: