PCS realiza primeira oficina de Planejamento Urbano Integrado

O Programa Cidades Sustentáveis (PCS), parceiro coexecutor do projeto CITinova, promoveu a primeira oficina de Planejamento Urbano Integrado destinada aos gestores públicos municipais. Dividida em duas etapas, a atividade contou com mais de 80 participantes de dezenas de municípios signatários do programa.

Na primeira etapa da oficina, realizada terça-feira (30/11), a coordenadora do programa, Zuleica Goulart, fez a apresentação do PCS, incluindo seus diversos módulos, guias e ferramentas, e do Projeto CITinova.

Entre os conteúdos disponíveis na plataforma do PCS, encontram-se o módulo de Planejamento Urbano Integrado e o Guia de Introdução ao Planejamento Urbano Integrado.

Em seguida, os arquitetos e urbanistas, Cid Blanco e Cláudia Pereira Pires, e a cientista social, Marisa da Silva Rodrigues, que atuaram como consultores na elaboração dos conteúdos sobre Planejamento Urbano Integrado disponibilizados pelo programa, abordaram conceitos, metodologias e legislações que envolvem o tema.

Eles também responderam diversos questionamentos dos participantes da oficina.

A segunda parte da atividade, ocorrida nesta quarta-feira (1/12), contou com a participação de Sergio Frazão Helene, assessor de planejamento do PCS, que explicou de forma prática como os gestores municipais podem utilizar o Sistema de Informações Geográficas (SIG).

Disponível na plataforma do programa, o SIG é uma ferramenta de geoprocessamento de dados fundamental para Planejamento Urbano Integrado, que permite o acesso a um amplo conjunto de informações municipais, como mapas temáticos, planos setoriais, indicadores e muitos outros.

Em sua apresentação, Helene detalhou instruções de operações do SIG e respondeu diversas dúvidas dos participantes.

Na sequência, Monique Pinheiro e Yuri Silva, do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), apresentaram o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS), desenvolvida pelo CGEE e uma das plataformas para Cidades Sustentáveis do projeto CITinova.

Mais que um banco de soluções, o Observatório atua como uma plataforma colaborativa de mapeamento e divulgação de soluções urbanas inovadoras contextualizadas ao território nacional.

Ao final do evento, a coordenadora do PCS, Zuleica Goulart, informou que em breve serão anunciadas outras oficinas para os gestores públicos das cidades signatárias do programa.

Com informações da equipe de Comunicação do PCS


Foto de abertura  Foto: Christian Felix Möller Somers (Unsplash)

Leia também: