Guias para apoiar no Planejamento Urbano Integrado

O Programa Cidades Sustentáveis, parceiro coexecutor do projeto CITinova, está desenvolvendo uma séria de guias para apoiar e fortalecer os gestores públicos no planejamento urbano integrado.

As publicações digitais abordam temas relacionados às diversas áreas da administração municipal e trazem importantes contribuições para a construção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis.

Todas as Publicações citadas abaixo estão disponibilizadas gratuitamente na plataforma do PCS. 

GUIA DE INDICADORES PARA A GESTÃO PÚBLICA

Características gerais, aplicações básicas, tipos e classificações, levantamento e seleção, fontes de dados, governo aberto, ferramentas de gestão e planejamento e orientações para gestores públicos e sociedade civil.

GUIA DE INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO URBANO INTEGRADO

Conceitos, orientações para gestores municipais e metodologia para auxiliar as prefeituras em todas as etapas de construção do Plano Urbano Integrado.

GUIA DE PARCERIAS COM O SETOR PRIVADO

Orientações, oportunidades, desafios, marco legal, metodologias e práticas para a  a consolidação de parcerias entre os setores público e privado.celebração de acordos entre municípios e empresas.

GUIA DE INTRODUÇÃO À PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

Referenciais teóricos e normativos, indicadores, institutos de democracia participativa e mais: boas práticas e orientações para a implementação do sistema e da política municipal de participação cidadã.

GUIA DE BOAS PRÁTICAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Princípios e diretrizes das mais de 300 iniciativas que compõem o banco de boas práticas do Programa Cidades Sustentáveis, e alguns exemplos de experiências que mostraram resultados concretos e mensuráveis.

GUIA PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE METAS

Apresenta os conceitos centrais do Plano de Metas e traz orientações para a sua implantação em nível local, além de informações para a proposição da Lei das Metas e experiências das cidades em que foi adotado.

GUIA DE USO DO SISTEMA

Elaborado para facilitar o entendimento sobre as funcionalidades da plataforma web do PCS, apresenta os principais procedimentos para o uso dos módulos e seções, para a inserção de dados e indicadores, além de informações para adesão ao programa.

Plataforma PCS

Além de conteúdos, a plataforma do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) disponibiliza indicadores, dados, metodologia, banco de boas práticas nacionais e internacionais e muitas outras ferramentas para suporte e fortalecimento dos gestores públicos no planejamento urbano integrado.

Com o papel fundamental de apoiar a municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a implementação da Agenda 2030 em nível local, a plataforma também busca ampliar a transparência da gestão ao incentivar o controle e a participação social, envolvendo a sociedade civil na tomada de decisão de políticas pública.


Leia também: