Cidades do Paraná aderem ao Programa Cidades Sustentáveis

Trinta cidades paranaenses, que fazem parte da Amusep (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense), assinaram a carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis. A adesão aconteceu em um evento realizado em Maringá com a presença de prefeitos da região.

O Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS) também foi apresentando no evento. Alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, as duas plataformas, OICS e PCS, são apoiadas pelo projeto CITinova e oferecem ferramentas, metodologias e conteúdos distintos, mas que se complementam para oferecer o melhor suporte à promoção de gestão pública integrada e sustentável.

Ao assinar a carta compromisso do PCS, a cidade signatária tem acesso gratuito à plataforma, desenvolvida para auxiliar a gestão e o planejamento municipal por meio de uma série de recursos e funcionalidades integradas.

A adesão ao PCS é voluntária e gratuita, feita por meio da assinatura de uma carta que prevê compromissos como a realização de diagnósticos locais com base em indicadores, a elaboração do Plano de Metas e do Mapa da Desigualdade, a criação da Comissão Municipal para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a adoção de princípios pautados pela transparência e prestação de contas à sociedade, a adesão ao Pacto de Prefeitos pelo Clima e a Energia.

Com uma base de 260 indicadores alinhados aos objetivos e metas da Agenda 2030, o PCS também pode dar uma importante contribuição para a municipalização dos ODS em nível local.

No evento realizado em Maringá, o prefeito da cidade, Ulisses Maia, ressaltou a importância da atuação local para a implantação da Agenda 2030. “Quem executa a gestão global é o município, por isso é muito importante que todas as prefeituras se comprometam com a Agenda 2030. Prefeitura de Maringá e Ipplam seguem à disposição para troca de ideias e busca por soluções sustentáveis.”

Informações: equipe Comunicação PCS

Zuleica Goulart, coordenadora coexecutora do CITinova pelo PCS, no evento em Maringá. Foto Arquivo PCS

Foto de abertura Catedral de Maringá, monumento símbolo da cidade paranaense. Foto:Andre Ribeiro

Leia também: