Gamificação para cidades sustentáveis, em Brasília

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) realizou, de 29 a 31 de maio, em Brasília (DF), o evento Gamificação, para o qual contratou uma das maiores referências no Brasil nessa área, a consultora Pá Falcão. 

Participaram do encontro, além da equipe CGEE, representantes do Programa Cidades Sustentáveis de São Paulo (SP) e do ARIES/Porto Digital, de Recife (PE).  No primeiro dia, o foco foi na compreensão conceitual de gamificação, que consiste na aplicação de fundamentos dos jogos em atividades colaborativas e de engajamento entre pessoas com um objetivo em comum. Nos outros, ocorreu um workshop interno para a construção de uma proposta de jogo para o módulo do Observatório de Inovação, com foco em soluções sustentáveis.  “Queremos criar um espaço no qual as pessoas, por meio de algum processo de gamificação, sejam capazes de criticar, construir e desenvolver visões de futuro e, de maneira lúdica, aplicar isso na transformação da própria cidade”, afirmou Cristiano Gagnin, assessor técnico do CGEE.

Workshop de Integração de Soluções e Indicadores

Foi outra atividade realizada pelo Observatório de Inovação do CGEE, em 1 e 2 de abril. No encontro, os participantes tiveram o desafio de alinhar o mapeamento de soluções urbanas com o processo de construção de tipologias de cidades.  No primeiro dia, os consultores do projeto debateram possibilidades para a construção de um banco de soluções e, no segundo, foi realizado um exercício coletivo sobre a integração dessas soluções com os indicadores e as tipologias.

Estiveram presentes representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Governo do Distrito Federal (GDF), da prefeitura de Recife (PE) e do Programa Cidades Sustentáveis (PCS).

Aula sobre cidades sustentáveis na Enap

O MCTIC e o CGEE realizaram, em 4 de abril, uma aula sobre cidades sustentáveis na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília (DF), para gestores municipais de 78 cidades de diferentes regiões do País.Parte do curso “Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, a aula reforçou as capacidades dos gestores na promoção dos desenvolvimentos local e regional e na implementação dos ODS. Guilherme Wiedman ressaltou a relevância da ciência, tecnologia e inovação para atingir esses desafios.


Foto de abertura Workshop de gamificação, realizado pelo CGEE, com participação da especialista Pá Falcão
 

Leia também:

Cidades mais verdes enfrentam a mudança climática

Cidades mais verdes enfrentam a mudança climática

São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco e Ceará são alguns dos locais onde as autoridades buscam soluções para reduzir a temperatura média em até 2ºC A maior seca dos últimos 500 anos na Europa, a mais severa onda de calor na China desde a década de 1960 e a...

PCS recebe missão do Banco Mundial em São Paulo

PCS recebe missão do Banco Mundial em São Paulo

Os coordenadores do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Jorge Abrahão e Zuleica Goulart, e equipe receberam Xueman Wang, Qiyang Xu e Lincoln L. Lewis, da Plataforma Global Cidades Sustentáveis, do Banco Mundial, para os preparativos da Conferência "Catalisando...