Como sua cidade pode fazer parte do Programa Cidades Sustentáveis?

O Programa Cidades Sustentáveis possui uma plataforma digital que, em parceria com o projeto CITinova, vem sendo desenvolvida e ampliada com novos conteúdos, funcionalidades e ferramentas para auxiliar a gestão pública integrada, inclusiva, participativa e sustentável.

A adesão ao PCS é aberta a prefeitos ou prefeitas de qualquer município brasileiro que, ao assinar a carta do programa, reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030.

A assinatura dessa carta-compromisso é voluntária e gratuita, podendo também ser firmada por vereadores, vereadoras e partidos políticos.

Cidadãos, cidadãs e organizações da sociedade civil também podem contribuir, verificando se o município em que atuam ou moram já está associado ao PCS e, caso contrário, estimulando o prefeito ou a prefeita a fazer parte do programa.

Confira aqui se seu município faz parte do PCS. E aqui como baixar e cadastrar a carta-compromisso.

Principais benefícios para o município

A adesão ao Programa Cidades Sustentáveis é uma oportunidade de integrar a gestão local a uma agenda global e uma referência na implementação dos ODS!

Ao aderir ao PCS, os gestores públicos e os técnicos das prefeituras podem alinhar o planejamento de suas cidades a esta avançada plataforma de desenvolvimento sustentável e à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

É também uma oportunidade política, pois amplia o diálogo e a participação da sociedade para a construção conjunta de políticas públicas e de mecanismos de transparência e controle social.

A adesão facilita ainda o planejamento integrado e a execução orçamentária, proporcionando maior previsibilidade, redução de desperdícios, ganhos de produtividade e economia para a administração pública.

Uma gestão planejada e compromissada com as agendas urbanas de desenvolvimento sustentável pode abrir novas portas de acesso a recursos privados e/ou de organismos nacionais e internacionais.

Com informações da equipe de Comunicação do PCS.


Leia também: