Apoio técnico: confira as publicações que reúnem insumos para que gestores públicos promovam políticas e práticas sustentáveis

Os materiais reúnem uma série de políticas e soluções que podem auxiliar e subsidiar gestores públicos de todo o Brasil quanto a práticas que promovam mais sustentabilidade em suas cidades

Oferecer informações para a promoção de cidades sustentáveis e garantir políticas públicas que promovam inovação para a transição das cidades, tornando-as ambientes mais sustentáveis, são princípios fundamentais para uma boa gestão pública. Para atingir esse objetivo o OICS disponibilizou um conjunto de publicações online que abordam políticas e soluções para cidades mais sustentáveis, com diferentes enfoques como resíduos sólidos, energia, água, mobilidade e ambientes construídos.

As edições são parte das atividades desenvolvidas pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), através do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, em parceria com o Projeto CITinova, uma iniciativa multilateral que oferece soluções tecnológicas, metodologias e ferramentas de planejamento urbano para apoiar gestores públicos.

As publicações podem servir como insumo para apoiar gestores públicos e pessoas interessadas na pauta da sustentabilidade, seja na elaboração de projetos e políticas ou na aplicação prática de iniciativas urbanas em consonância com estratégias que dialoguem com as principais agendas para a sustentabilidade do país. Para isso, os conteúdos estão alinhados de acordo com desafios urbanos desenhados pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Para ler, não é necessário ser um especialista em meio ambiente: basta reconhecer a importância de pautas como saneamento para todos, segurança no abastecimento de energia, uso adequado do solo e práticas para minimizar ou eliminar impactos indesejáveis na economia, na sociedade e no meio ambiente.

Além da leitura, é possível navegar pelas soluções indicadas, clicando nos hiperlinks e conhecendo as aplicações práticas de iniciativas urbanas que caminham em consonância com políticas e estratégias que dialogam com as principais agendas para a sustentabilidade. Acesse:

Leia também: